quarta-feira, 24 de outubro de 2018

TIA ANÁLIA FRANCO


TIA ANÁLIA FRANCO




Quem foi essa tia tão bonita e com olhar tão doce?
O que ela fez de bom ?
Vamos conhecê-la, juntos?


Prece
·         Vamos lembrar às nossas crianças das mulheres que viveram na época de Jesus e que foram muito boas porque seguiam tudo que Jesus ensinava. Mas depois que Jesus voltou ao plano espiritual, muitas outras mulheres continuaram seguindo os ensinamentos do nosso querido Mestre. A tia Anália Franco foi uma delas. Vamos conhecer ela?
·         Nasceu em 1º de fevereiro de 1856, época em que ainda existia a triste escravidão. (fazer breves comentários sobre escravidão e a lei do ventre livre (71) para situar as crianças)
·         Aos 16 anos se tornou professora. Era também jornalista e poetisa
·         Se mudou da cidade para o interior de São Paulo e com ajuda de algumas fazendeiras, conseguiu uma casa onde instalou uma escola que recebeu todas as crianças abandonadas da região. Por preconceito (vamos falar sobre preconceito?), fecharam essa escola pq lá tinham muitas crianças negras. Mas tia Anália não desistiu de fazer o bem! Ela se mudou pra outra cidade, alugou outra casa e com seu próprio dinheiro pagava o aluguel e alimentava as crianças mais pobres. Muitas pessoas ficaram com raiva dela pq ela andava com as crianças negras e pobres, mas um grupo de amigos de bom coração resolveu ajuda-la e ela conseguiu até abrir mais escolas.
·         Depois, lutou pelas mulheres, fundando colégios para que as meninas pudessem estudar também e formou varias professoras que a ajudaram a cuidar das crianças e adolescentes carentes. (Falar do preconceito que impedia que mulheres aprendessem a ler).
·         Como jornalista, escreveu muitas matérias e estudos que ajudavam as professoras a educar com amor.
·         As mulheres faziam artesanato para vender e com esse dinheiro ela mantinha o atendimento nas escolas.
·         Era espírita, como nós e seguia os ensinamentos de Jesus, ajudando a todos!
·         Amava as artes, trabalhos manuais, teatro, etc
·         Ela também conseguiu um fazenda onde ensinava a quem quisesse, a cuidar de hortas, animais e muitas atividades, fazendo com que jovens que não estavam no caminho de Jesus, pudessem aprender a fazer o bem.
·         Quando ela se mudou para o plano espiritual, deixou aqui as seguintes obras:
·         71 escolas, 2 abrigos, 1 casa de tratamento para mulheres,  23 asilos para crianças sem pais, 1 banda de música só de mulheres, 1 orquestra, 1 grupo de teatro, oficinas de artesanatos e 1 asilo.
·         Todas essas informações devem ser contadas as crianças numa linguagem alegre, simples, estimulante e adequada a idade da turma.

ATIVIDADE: Colorir a foto da tia Anália franco e fazer uma capa para o livrinho que conta a história dela.
ATIVIDADE (2ª OPÇÃO): Pedir que as crianças desenhem uma escola bem bonita com o nome de Anália Franco. Folha dobrada ao meio: capa com o rosto dela para colorir e dentro a escola que eles vão desenhar.

Sempre fazer atividade, para fixar os conhecimentos passados às crianças














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espirito protetor.

 

Ama