VALORIZAÇÃO DA PRÓPRIA VIDA
Objetivo:
Valorizar a existência aproveitando bens e oportunidades recebidos.
Atividade Introdutória
Colocar dentro de uma caixa figuras divididas pela metade (ver anexos 1 2 e 3). Distribuir uma metade de figura para cada criança.
Valorizar a existência aproveitando bens e oportunidades recebidos.
Atividade Introdutória
Colocar dentro de uma caixa figuras divididas pela metade (ver anexos 1 2 e 3). Distribuir uma metade de figura para cada criança.
Pedir a cada criança que procure o colega que está com a
outra metade. Juntar as duas metades e pedir que observando a figura formada,
falem sobre sua utilidade ou o que sabem sobre ela.
Atividade Reflexiva
Narrar a história: A Terra Das Metades
Avaliar a compreensão através das perguntas:
– Como Mauro chegou à Terra das Metades? – Como Mauro via os objetos? E o seu corpo? – Mauro sentiu falta da outra metade? Por quê? – Se você estivesse no lugar de Mauro também sentiria falta? – Podemos viver sem parte do nosso corpo, por exemplo, sem a mão, sem a perna ou sem os braços? – Seria mais fácil ou mais difícil fazer as coisas? – As pessoas que são assim são menos importantes? – Que outras coisas boas recebemos de Deus, além do corpo?
Dialogar a respeito dos seguintes conceitos:
O corpo que temos, perfeito ou não, é sempre importante. Nunca devemos caçoar das pessoas que têm defeitos no corpo. Devemos cuidar bem do nosso corpo porque precisamos dele para brincar,estudar,passear, trabalhar... Devemos sentir-nos felizes por todas as coisas boas que Deus nos deu.
Atividade Criativa Formar duplas com as crianças. Pedir que recortem, em papel colorido e de acordo com o modelo abaixo a “flor-coração”. Colar as partes e cada um terá uma flor de cor diferente.
Atividade Reflexiva
Narrar a história: A Terra Das Metades
Avaliar a compreensão através das perguntas:
– Como Mauro chegou à Terra das Metades? – Como Mauro via os objetos? E o seu corpo? – Mauro sentiu falta da outra metade? Por quê? – Se você estivesse no lugar de Mauro também sentiria falta? – Podemos viver sem parte do nosso corpo, por exemplo, sem a mão, sem a perna ou sem os braços? – Seria mais fácil ou mais difícil fazer as coisas? – As pessoas que são assim são menos importantes? – Que outras coisas boas recebemos de Deus, além do corpo?
Dialogar a respeito dos seguintes conceitos:
O corpo que temos, perfeito ou não, é sempre importante. Nunca devemos caçoar das pessoas que têm defeitos no corpo. Devemos cuidar bem do nosso corpo porque precisamos dele para brincar,estudar,passear, trabalhar... Devemos sentir-nos felizes por todas as coisas boas que Deus nos deu.
Atividade Criativa Formar duplas com as crianças. Pedir que recortem, em papel colorido e de acordo com o modelo abaixo a “flor-coração”. Colar as partes e cada um terá uma flor de cor diferente.
Pedir
que as crianças montem um painel com as “flores-coração”, formando o
Jardim de Jesus. Comentar que, para Jesus, cada criança é como uma flor do Seu
jardim. As flores podem ser diferentes. As crianças também podem ser
diferentes. Mas, todas são importantes... Todas nasceram para serem felizes.
Harmonização Final/ Prece
Harmonização Final/ Prece
Por Alice Lirio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário