segunda-feira, 2 de setembro de 2019

LEI DA DESTRUIÇÃO – Livro dos espíritos perguntas 730 a 765

LEI DA DESTRUIÇÃO – Livro dos espíritos perguntas 730 a 765

Prece Inicial.

Bolas e palitos Destruição é uma coisa boa ou ruim? É uma Lei de Deus? Concluir que tudo que é de Deus é bom Explicando que Deus permite sim a destruição, mas só para atender às nossas necessidades. É a destruição necessária. Quando destruímos sem necessidade, estamos praticando uma destruição abusiva, e essa não faz parte da Lei de Deus. - Introdução ao assunto Destruição é transformação, pois o que é destruído logo em seguida é construído novamente. Por exemplo, destruímos arvores para construir casas. Destruímos casas para construir prédios. Destruímos a vida de um animal para nos alimentar. Vamos evoluir para um dia não mais precisarmos matar animais para nossa alimentação. Morremos (desencarnamos) para nascer de novo. 
Temos a Lei de destruição e da conservação, para que as coisas não sejam destruídas fora de hora. As pessoas que saem pichando muros, destruindo telefones públicos, quebrando vidraças entre outras coisas, são imaturos. Essas ações são um abuso e vão contra a lei da destruição. É a inteligência que faz o homem destruir o que é necessário, para transformar o mundo à sua volta em um bom lugar para todos viverem. 
Temos na Terra uma visão um pouco distorcida, quase sempre negativa, de todos os processos de destruição. Mas esses processos são absolutamente normais e necessários para a continuidade da vida. A alimentação de uns seres só é possível pela destruição de outros. Assim, animais herbívoros comem vegetais, animais carnívoros comem outros animais. 
Além disso, para que os seres vivos possam continuar nascendo, é preciso que os que vieram antes morram; senão a quantidade desequilibrada de seres no mundo impediria a continuidade da vida de todos. Importante é lembrar sempre que o essencial – o espírito – nunca pode ser destruído. Mas para que ele possa transformar-se e evoluir, é necessário que a parte material, que é o corpo físico que o envolve, experimente a destruição através da morte. 
A lua passa pelas fases, crescente, cheia, minguante, nova e crescente novamente e assim por diante. A semente germina, torna-se árvore e depois a árvore morre e aquele princípio espiritual renasce em outra semente. As estações do ano – primavera, verão, outono e inverno e recomeça na primavera novamente. 
O dia também tem seu ciclo – manhã, tarde e noite, os animais nascem, crescem e morrem. Tudo na Natureza termina para recomeçar, todas as coisas têm seus ciclos. Mostrar que a morte é apenas uma transformação necessária ao aperfeiçoamento. - Jogo da Batata Quente 
1 - A necessidade de destruição é a mesma em todos os mundos? 
2 - A necessidade da destruição existirá sempre entre os homens sobre a Terra?
3 - O homem tem direito ilimitado de destruição sobre os animais? 
4 - O que pensar da destruição que ultrapassa os limites das necessidades e da segurança, como exemplo a caça que tem como objetivo o prazer de destruir sem utilidade?
5 – É correto pescar simplesmente por diversão? 
6 – Os povos que não concordam com a destruição dos animais tem um mérito particular? 
7 – O que é destruição abusiva? 
8 – Vocês concordam com as guerras? 
9 – A morte dos seres vivos faz parte da lei da natureza?

Sugestões de situações: 

1 - Uma moça pensando que o inverno estava próximo e faria muito frio, foi fazer compras. Viu nas vitrines várias opções, lindas roupas, de todo o tipo. Chamou a atenção dela, porém, um lindo casaco de peles. Resolveu entrar para experimentar. Gostou muito do casaco, era exatamente o que ela tinha imaginado para aquecer-se no inverno. Já ia comprá-lo, quando de repente, ouviu uma voz que dizia: - Você vai sair por ai, com um pobre bicho morto enrolado em você? O que você acha que ela fez? 
2 - José é um moço muito educado, ele está estudando para ser juiz. Conhece muito as leis, e já é advogado. Ele costuma ser muito ético e correto em tudo o que faz. José, porém, não defende criminosos, pois ele acha que quem matou alguém merece a pena de morte. Qual a sua opinião a respeito? Ele está correto? 
3 - Antonio é governante de um pequeno país, do outro lado do mundo. João também governa um país, que fica ao lado do país de Antonio. O povo dos dois países, apesar de próximos, possuem cultura e religiões diferentes, e não conseguem viver em paz. As provocações são constantes, as fronteiras são vigiadas e várias pessoas morreram porque eles não conseguem respeitar as diferenças que existem entre os povos. Qual a solução? 
4 - André está programando suas férias. Um grande amigo seu o convidou para irem a um safári (viagem com fins de caçar animais esportivamente, ou seja, não para comer e sim por diversão). André ficou pensativo. Responda você, o que André deve dar como resposta ao amigo. 
5 - Joana gosta muito de animais. Ela sabe que são seres criados por Deus, e que estão evoluindo, assim como nós, os seres humanos. Ela tem pensado muito em se tornar vegetariana, fazendo uma pequena parte para que menos animais morram. O que você acha disso? 
6 - Pedro mora em um lugar que foi quase completamente destruído por um tsunami. Ele perdeu vários amigos e sua casa. A vida no vilarejo onde ele mora está sendo reconstruída aos poucos. Por que você acha que aconteceu essa tragédia? Como Pedro deve agir neste momento difícil?
As criaturas são instrumentos de que Deus se serve para chegar aos fins que objetiva. Para se alimentarem, os seres vivos reciprocamente se destroem, destruição esta que obedece a um duplo fim: manutenção do equilíbrio na reprodução, que poderia tornar-se excessiva, e utilização dos despojos do invólucro exterior que sofre a destruição. Esse invólucro é simples acessório e não a parte essencial do ser pensante. 
A parte essencial é o princípio inteligente, que não se pode destruir e se elabora nas metamorfoses diversas por que passa. (O Livro dos Espíritos. Questão 728 -a). Allan Kardec) O químico francês, Lavosier dizia: '' Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.''

Prece de encerramento



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espirito protetor.

 

Ama