Lei Divina ou Natural
O Livro dos Espíritos (Allan Kardec): Questões 614 a 648
OBJETIVO
Músicas
Se você tem alguma sugestão, seja o primeiro a enviar para gente!
Sugestões 5 - 6 anos
5) Montar painel com regras na escola: não jogar lixo no chão, respeitar as leis da natureza, os animais, seus amigos. ( Vídeo: Regras da Escola)
6) Mostrar o que é obra de Deus e o que pode ser obra do homem, através da Natureza, Mares, Oceanos, Céu, Estrelas etc. Monta uma história, através de 12 quadros, que conta a história de Márcia, uma criança que diz para a mãe que não precisa da Natureza, animais, plantas, água etc. O desenrolar da história mostra que no dia seguinte, ao acordar, Márcia percebe que não há água na torneira, sai para a escola sem tomar café, pois não tem, leite, pão, ovos etc, quando vai estudar percebe que não tem caderno, lápis etc., a história a faz perceber o quanto a natureza é importante em sua vida, que garante a sua sobrevivência. Durante toda a história é enfatizado constantemente a presença de Deus na criação de tudo que existe no mundo, no universo. A história montada quadro a quadro, deixa a aula participativa, dando oportunidade para o evangelizador perguntar e verificar o grau de entendimento.Para a aula prática foi utilizada a gravura de uma árvore, papel verde picado, lápis de cor, para que cada criança montasse a sua árvore.
2)História "Onde está escrita a lei de Deus" do livro Prática Pedagogica da Evangelização - vol 3. Desenho sobre o tema da aula.
- Após o cenário pronto, "brincar" de trânsito, respeitando os sinais, os pedestres, os carros, as árvores e etc... Se não der tempo para brincar, transferir para a próxima aula.
- Para falar das leis divinas, contar a história "Presença Divina" do livro: "Pai Nosso" do Chico Xavier pelo Espirito Irmão X. 6)Contar a história "O Jacaré bom papo" Regina Timbó - IDE. Utilizar desenho dos personagens para montar um painel e depois entregar para que façam um teatrinho com a história. Falar sobre a importância de ser bom!
Músicas
Sugestões 9 - 10 anos
Atividades:
Músicas
Músicas
OBJETIVO
1) Indicar a necessidade das leis no contexto da vida da criança.
2) Demonstrar
que a Lei Natural é a Lei de Deus, escrita em nossa consciência e que
todos os homens são regidos por ela. Somente os homens mudam suas leis.
3) Entender a necessidade das regras de uma sociedade e aprender a respeitá-las. O bem e o mal
OBS: Sendo essa a primeira Lei, conforme o Livro dos Espíritos, lembrar que aos menores, devemos conceituar o que é lei.
Sugestões 0 - 3 anos
Atividades:
1) Contar a história "A desobediência do Sol" do livro Evangelização Infanto-Juvenil - Maternal - Editora Aliança.
- Atividade com papel e giz de cera - Colorir o sol.
2) Contar a história: "O susto" do livro Evangelização Infanto-Juvenil - Maternal - Editora Aliança.
3) Montar um
cartaz em folha de papel pardo com as regras de convivência em sala de
aula. Levar gravuras que representassem as regras. Ao mostrar cada
figura, antes de colar no cartaz, o evangelizador deve explicar cada
uma. As crianças deverão colar as regras no cartaz, uma de cada vez,
obedecendo a ordem estabelecida pelo evangelizador, para não dar
confusão.
Músicas:
1) "Sorria"
2) "Bom dia"
2) "Bom dia"
Sugestões 4 - 5 anos
Atividades
Atividades
1) Fazer um varal com figuras de criações divinas e criãções humanas.
2) Contar a história "O Jacaré Bom Papo", pedindo que cada criança seja um dos bichos impressos, colados com um palito.
Conversar sobre a história. É bom enganar as pessoas como o Jacaré? Ele, como qualquer um, pode passar a ser uma pessoa boa?
Com a dobradura de
flor já pronta, pedir que cada um pinte a flor da forma que quiser,
colocando todos os seus sentimentos bons nela. Presentear para espalhar o
bem.
3) Cantar a música "Colaboração" da tia Vilma (com os gestos e em pé).
4) Contar a história "Seja feita a tua vontade, assim na terra como no Céu" (como montar uma casa) do livro Pai Nosso - Chico Xavier pelo espírito Meimei.
Conversar sobre a importância de cada pessoa na construção da casa e
como cada um deve fazer seu trabalho sem ninguém atrapalhar. Montar com
eles uma casa ( maquete). Cada um faz uma parede, deixe que pintem da
cor que quiserem.
5) Contar o capítulo "Oração" do livro "Biblia para Crianças em Rimas" – Paulinas. Conversar com as crianças sobre a oração. Pedir que cada um fale como e quando faz prece em casa.
Pedir
que cada um pinte a imagem de Jesus já recortada. Monta o quebra-cabeça
e cole em um papel. Se alguma criança terminar antes das outras,
entregar um quebra-cabeça mais difícil.
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Atividades:
1)
Fazer um cartaz com exemplos de lei do homem: horário da escola,
divisão das turmas, filas, sinal de trânsito, etc. Fazer outro cartaz
com as leis de Deus: adoração, trabalho, reprodução, conservação,
destruição, sociedade, progresso, igualdade, liberdade, justiça, amor e
caridade.
2) Contar histórias que mostrem fatos do dia a dia para cada tipo de lei.
Ex: Regras da Escola
Alguém aí sugere alguma outra história?
3) Montar na sala de aula uma rua com um sinal, pedir para que cada
criança caminhe e atravesse a rua no momento certo. Conversar com eles
enquanto realiza a atividade. Seja qual for a lei de trânsito escolhida,
dramatizar para que a criança se sinta no local da história realizando a
ação correta, respeitando a Lei.
4) Conceituar que as leis de Deus estão na nossa consciência. Como fazemos isso, pessoal?
5) Montar painel com regras na escola: não jogar lixo no chão, respeitar as leis da natureza, os animais, seus amigos. ( Vídeo: Regras da Escola)
Destacar que as
regras existem para ajudar a viver melhor e evitar confusões. Ao
construir as regras da sala, a criança estará abrindo caminho para
chegar até a sua própria autonomia moral, mais tarde.O
objetivo é levar a criança a entender a necessidade das regras de uma
sociedade e aprender a respeitá-las como necessárias, chegando até as
Leis Divinas ou Naturais.
6) Mostrar o que é obra de Deus e o que pode ser obra do homem, através da Natureza, Mares, Oceanos, Céu, Estrelas etc. Monta uma história, através de 12 quadros, que conta a história de Márcia, uma criança que diz para a mãe que não precisa da Natureza, animais, plantas, água etc. O desenrolar da história mostra que no dia seguinte, ao acordar, Márcia percebe que não há água na torneira, sai para a escola sem tomar café, pois não tem, leite, pão, ovos etc, quando vai estudar percebe que não tem caderno, lápis etc., a história a faz perceber o quanto a natureza é importante em sua vida, que garante a sua sobrevivência. Durante toda a história é enfatizado constantemente a presença de Deus na criação de tudo que existe no mundo, no universo. A história montada quadro a quadro, deixa a aula participativa, dando oportunidade para o evangelizador perguntar e verificar o grau de entendimento.Para a aula prática foi utilizada a gravura de uma árvore, papel verde picado, lápis de cor, para que cada criança montasse a sua árvore.
Músicas
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Sugestões 7- 8 anos
Atividades:
Atividades:
1) Fazer um cartaz com exemplos de lei do homem e leis de Deus e pedir para que as crianças as classifiquem.
2)História "Onde está escrita a lei de Deus" do livro Prática Pedagogica da Evangelização - vol 3. Desenho sobre o tema da aula.
"HISTÓRIA: ONDE ESTÁ ESCRITA A LEI DE DEUS?
– Mamãe, onde está escrita a Lei de Deus?
Alberto olhava nos livros de seu irmão...
– Mamãe, onde está escrita a Lei de Deus?
Alberto olhava nos livros de seu irmão...
5
Ah! Ele tinha feito algo... que achava que não era muito certo. Mas
como saber? Seu pai era advogado e vivia olhando nos livros sobre leis.
Quem sabe encontrava alguma coisa nos livros do seu irmão, afinal ele já
estava na sexta série.
– Manheeê!!!
– Oi, querido. O que você está procurando?
– Mamãe, onde está escrita a Lei de Deus?
– Ah! As Leis de Deus não estão escritas neste livro, não – disse sua mãe.
– Ah, mamãe... eu preciso saber.
– E por que precisa tanto saber? disse a mamãe.
– Não é nada não... só curiosidade – Alberto gaguejou e seu rosto ficou vermelho e a mamãe percebeu.
– Acho que tem alguma coisa que você não quer me dizer.
– Bem... eu fiz uma coisa e queria saber se é certo ou errado – Alberto falou com os olhos baixos, como quem estava envergonhado.
– Tem certeza que já não sabe se é certo ou errado?
– Como assim? Eu não sei, não.
– Tem certeza? – a mamãe o olhou com um sorriso estranho e Alberto ficou vermelho de novo.
– Então por que esta tentando esconder de mim? E por que ficou envergonhado?
– Sabe, filho, nosso coraçãozinho sempre nos avisa se estamos certos ou errados. Quando fazemos algo errado, isso nos entristece, fica- mos envergonhados e tentamos esconder. Deus colocou um “aviso” den- tro de nós mesmos. É a nossa consciência. Mais cedo ou mais tarde, de um jeito ou de outro ela nos avisa e a gente bem sabe que fez algo erra- do. Senão, por que esconder, não é mesmo?
E Alberto entendeu que as Leis de Deus estão escritas na consciência."
– Manheeê!!!
– Oi, querido. O que você está procurando?
– Mamãe, onde está escrita a Lei de Deus?
– Ah! As Leis de Deus não estão escritas neste livro, não – disse sua mãe.
– Ah, mamãe... eu preciso saber.
– E por que precisa tanto saber? disse a mamãe.
– Não é nada não... só curiosidade – Alberto gaguejou e seu rosto ficou vermelho e a mamãe percebeu.
– Acho que tem alguma coisa que você não quer me dizer.
– Bem... eu fiz uma coisa e queria saber se é certo ou errado – Alberto falou com os olhos baixos, como quem estava envergonhado.
– Tem certeza que já não sabe se é certo ou errado?
– Como assim? Eu não sei, não.
– Tem certeza? – a mamãe o olhou com um sorriso estranho e Alberto ficou vermelho de novo.
– Então por que esta tentando esconder de mim? E por que ficou envergonhado?
– Sabe, filho, nosso coraçãozinho sempre nos avisa se estamos certos ou errados. Quando fazemos algo errado, isso nos entristece, fica- mos envergonhados e tentamos esconder. Deus colocou um “aviso” den- tro de nós mesmos. É a nossa consciência. Mais cedo ou mais tarde, de um jeito ou de outro ela nos avisa e a gente bem sabe que fez algo erra- do. Senão, por que esconder, não é mesmo?
E Alberto entendeu que as Leis de Deus estão escritas na consciência."
3) Contar a história de Moisés, fazendo questionamentos para fixar o conhecimento.
- Enfatizar as diferenças entre a lei cívil e a lei natural.
- Apresentar os 10 mandamentos em linguagem infantil.
- Caça-palavras sobre os 10 mandamentos (Seara do Mestre / evangelização).
4) Dar boas-vindas com a música "Seja bem-vindo" do CD6 da FEB (tia Vilma). Cantar a música para cada criança, substituindo a palavra você pelo nome da criança.
- Apresentar os 10 mandamentos em linguagem infantil.
- Caça-palavras sobre os 10 mandamentos (Seara do Mestre / evangelização).
4) Dar boas-vindas com a música "Seja bem-vindo" do CD6 da FEB (tia Vilma). Cantar a música para cada criança, substituindo a palavra você pelo nome da criança.
5) História do livro Pai Nosso do Chico Xavier pelo Irmão X. Não ler tudo, há palavras difíceis.
- Conversar sobre a estória, pedir para que as crianças contem com as
suas palavras. Ao final, demonstrar a importância de cada pessoa na
construção da casa e como cada um deve executar suas atividades, sem
atrapalhar. Devemos respeitar os outros e as leis com as quais vivemos
(introduzir o assunto diretamente).
- Montar uma maquete com rua, placas, carros, pessoas, calçadas, árvores e qualquer outro elemento criado pelas crianças.- Com a maquete pronta, brincar de trânsito, respeitando sinais, pedestres, etc.
- Cantar a música "Colaboração" da tia Vilma (com gestos e em pé).
-
Continuar montando a rua, com placas, carros, pessoas, calçadas e
árvores. Relembrar a história, cada um faz uma parte. Deixar as crianças
criarem, caso queiram desenhar algum objeto que não foi previsto.- Após o cenário pronto, "brincar" de trânsito, respeitando os sinais, os pedestres, os carros, as árvores e etc... Se não der tempo para brincar, transferir para a próxima aula.
- Para falar das leis divinas, contar a história "Presença Divina" do livro: "Pai Nosso" do Chico Xavier pelo Espirito Irmão X. 6)Contar a história "O Jacaré bom papo" Regina Timbó - IDE. Utilizar desenho dos personagens para montar um painel e depois entregar para que façam um teatrinho com a história. Falar sobre a importância de ser bom!
- Fazer dobradura de flor, pedindo que eles coloquem nela todos os sentimentos bons que sentem.
- Música Moises (Evangelização em Notas Musicais).
- "Colaboração" (tia Vilma) com gestos e em pé
Sugestões 9 - 10 anos
Atividades:
1)
Crianças sentadas em círculo, passando continuamente uma bola até a
parada da música. A criança que estiver com a bola nesse momento
responde uma questão de uma lista delas entregue previamente. Alguém pode dar uma idéia de questão?
2) Montagem de um livrinho com as leis morais.
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Sugestões 12 - 14 anos
Atividades:
Atividades:
1)
Pedir que todos se deitem. No chão, tapetes (yoga) e almofadas para
quem precisar. O corpo deve ficar reto no chão, as almofadas servem para
colocar na coxa, se necessário. A luz baixa, uma música leve de fundo.
Após acomodação de todos, é lido um texto para relaxamento do corpo.
Deve ser lido pausadamente. Ao final do relaxamento, pedir que cada um
faça um agradecimento, um pedido. Pedir que percebam o que visualizam no
momento. Finalizar a dinâmica pedindo que cada um conte como foi a
experiência.
Ler
os trechos da Bíblia abaixo, demonstrando como Jesus também necessitava
da prece. E quanto é importante para cada um de nós. Nossa verdadeira
vida é no Plano Espiritual e com a prece, chegamos até nosso verdadeiro
lar: Mt 14, 23; Lc 6, 12; Mt 11, 25; Mt 26, 36-44; Mt 27, 46; Jesus
ensinando o Pai Nosso - Mt 6, 9-13.
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Sugestões 13 - 14 anos
Atividades:
-Responder a pergunta: onde está escrita a lei de Deus? Na consciência do Homem.
3)
Construir as regras da sala em um painel com recortes de revistas. Faça
com que todos participem, exemplificando e montando o painel: como e
quando podem ir ao banheiro ou sair para beber água, quantos podem sair
ao mesmo tempo, onde e como receber o material, como compartilhar o uso
do material. Ressaltar a importância do respeito ao próximo e às coisas
que não lhes pertencem.Anotar
também o que acontecerá com aqueles que desrespeitarem as regras. Não
se deve prever “castigos”, mas levar a criança a “consertar” o que fez
de errado. Se riscou a parede, deve limpar, se jogou material no chão,
deve pegar e jogar no lixo, se usou um material e deixou fora de lugar,
deve colocar de novo no local adequado, etc.Música
da fazenda. Pedir para as crianças imitarem os bichos que são falados
na música. Para cada bicho, colocar um acessório durante a imitação.
Nesse caso, foi usada uma cabeça de espuma do bicho.
Atividades:
1) Explicar sobre a imutabilidade das leis divinas, que são diferentes das leis humanas.
- Responder as perguntas:
O que mais incomoda nos erros humanos?
Se tivesse poder, que lei faria ser respeitada?
A que você daria sinal verde (aprovação) e sinal vermelho (reprovação)?
O que considera causa de conflitos e desavenças em nosso país e no planeta?
2) Estudo do LE questões 614 a 624.
Músicas
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