quinta-feira, 15 de março de 2018

Honrai a vosso pai e a vossa mãe - ESSE - Capítulo XIV


Honrai a vosso pai e a vossa mãe - ESSE - Capítulo XIV
·        Recepção   ambientação
  • Prece inicial
  • 1. Sabeis os mandamentos: não cometereis adultério; não matareis; não roubareis;
    não prestareis falso testemunho; não fareis agravo a ninguém; honrai a vosso pai e a
    vossa mãe. (Marcos, 10:19; Lucas, 18:20; Mateus, 19:18 e 19.)
    2. Honrai a vosso pai e a vossa mãe, a fim de viverdes longo tempo na terra que o
    Senhor vosso Deus vos dará. (Decálogo: Êxodo, 20:12.)
  • Devemos ter com nosso pai e mãe a PIEDADE FILIAL ("juntar o respeito, as atenções, a submissão e a condescendência..."ou seja, devemos PRATICAR A CARIDADE com nossos pais);
  • "Honrar a seu pai e a sua mãe não consiste apenas em respeitá-los; é também assisti-los na necessidade; é proporcionar-lhes repouso na velhice; é cercá-los de cuidados como eles fizeram conosco na infância."
  • "Será então aos pais velhos e fracos que cabe servir a filhos jovens e fortes? Ter-lhes-á a mãe vendido o leite quando os amamentava? Contou porventura suas vigílias, quando eles estavam doentes, os passos que deram para lhes obter o de que necessitavam?"
  • Ai do ingrato: será punido com a ingratidão e o abandono; será ferido nas suas mais caras
    afeições, algumas vezes já na existência atual, mas com certeza noutra, em que sofrerá o que houver feito aos outros.
  • Alguns pais, é certo, descuram de seus deveres e não são para os filhos o que deviam ser; mas a Deus é que compete puni-los e não a seus filhos. Não compete a estes censurá-los, porque talvez hajam merecido que aqueles fossem quais se mostram.
  • Não são os da consanguinidade os verdadeiros laços de família, e sim os da simpatia e da comunhão de ideias, os quais prendem os Espíritos antes, durante e depois de suas encarnações. Segue-se que dois seres nascidos de pais diferentes podem ser mais irmãos pelo Espírito, do que se o fossem pelo sangue.
  • Há, pois, duas espécies de famílias: as famílias pelos laços espirituais e as famílias pelos laços corporais. Duráveis, as primeiras se fortalecem pela purificação e se perpetuam no mundo dos Espíritos, através das várias migrações da alma; as segundas, frágeis como a matéria, se extinguem com o tempo e muitas vezes se dissolvem moralmente, já na existência atual.

·        Ambientação                 Prece final;
  • Abraço


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espirito protetor.

 

Ama