quarta-feira, 4 de abril de 2018

Mediunidade II

Mediunidade II



         Prece inicial

         Primeiro momento: fazer mímicas, perguntando quais são as profissões:

         a - Dentista

         b - Cabeleireira

         c - Professor

         d - Informática

         e - Pintor

         f - Gari (varrendo a rua)

         g - Lixeiro

         Segundo momento: conversar com os evangelizandos.

          Como foi possível descobrir as profissões citadas nos cartões? Através dos gestos, das mímicas.

          Existem outras maneiras de nos comunicarmos com as pessoas? Telefone, e-mail, carta, falando, rádio, tv, internet, jornal.

          O que é comunicação? Quando alguém transmite uma idéia e o outro entende.

          Podemos mandar e receber mensagens para qualquer pessoa ou lugar? Sim, através dos diversos meios de comunicação.

          E dos desencarnados podemos receber mensagens? Sim, através das comunicações mediúnicas.

         Terceiro momento: contar a história Mediunidade – compromisso com o bem.

         Quarto momento: diálogo acerca da história.

          Entenderam o que é médium? Pedir que expliquem. Lembrar que o médium é um trabalhador espírita que deve estudar a Doutrina Espírita, em um grupo de estudos, em uma Casa Espírita, a fim de que possa realizar bem o seu trabalho de intermediário entre o mundo material e o mundo espiritual.

          Quais os tipos de mediunidade? Neste item, o evangelizador pode aprofundar o tema completando as respostas com informações como: quem vê os Espíritos tem vidência mediúnica, quem faz curas é médium curador, quem escreve realiza psicografias (que podem ser de modo consciente ou não – estes últimos chamados de médiuns mecânicos), quem ouve os Espíritos é chamado de médium audiente.

         Clique aqui para ver alguns desenhos de tipos de mediunidade, feitos por Cristina Chaves - Porto Alegre/ RS. Como subsidio ao evangelizador sugerimos a leitura de O Livro dos Médiuns, cap. XIV, dos médiuns.

          Por que os Espíritos desencarnados mandam mensagens?

          Alguém já ouviu falar da Brincadeira do copo ou do compasso? Não é uma brincadeira, é perigoso chamar Espíritos, porque quem vem são Espíritos brincalhões ou mal-intencionados, que podem nos prejudicar, tentando nos intuir más idéias e pensamentos.

          Qual o local adequado para entrar em contato com os Espíritos? No Centro Espírita, na reunião mediúnica. Explicar o que é uma reunião mediúnica: é uma reunião de trabalhadores, que inicia com uma prece, depois é feita uma pequena leitura de estudo doutrinário e, logo a seguir, com a ajuda dos médiuns, os Espíritos se comunicam: por escrito ou pela voz, são recebidas mensagens. Mas também há os Espíritos que estão confusos, que ainda não se acostumaram com a volta à vida espiritual ou se encontram em situações difíceis e necessitam de ajuda. Então o dirigente do trabalho conversa com eles, tentando ajudá-los. A reunião é encerrada com uma prece.

          Lembrar que se alguém ouvir ou ver um Espírito, deve fazer uma prece, pedindo ajuda por ele para que possa ser encaminhado pelos amigos espirituais.

          Perguntar se os evangelizandos têm alguma dúvida sobre o tema mediunidade, médiuns?

         Obs.: esta aula despertou bastante interesse entre os evangelizandos. Fizemos um círculo, visando facilitar o diálogo, ouve vários questionamentos. Pode-se citar pessoas e mensagens recebidas no Grupo Espírita que eles participam, bem como levar alguns livros psicografados para que eles possam manuseá-los.

         Quinto momento: contar uma história sobre Chico Xavier, conforme o tempo que resta da aula. Se o evangelizador achar interessante, pode organizar a próxima aula sobre Chico Xavier (contar sobre a vida dele e algumas histórias, reforçando o tema mediunidade). Clique aqui para ver sugestão de aula sobre o médium.

         Prece de encerramento

         Sugestão: segundo e terceiro ciclos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espirito protetor.

 

Ama