segunda-feira, 9 de abril de 2018

Aula Maternal - EU E MEU CORPO


EU E MEU CORPO
A atividade serve para despertar o interesse e iniciar o assunto.
Todos deverão imitar o gesto do evangelizador.
Faça os gestos com entusiasmo e alegria.
Eu sou um Espírito, filho de Deus e tenho um corpo. Com meu corpo eu posso:
Andar (andar em círculo – todos imitam)
Correr... saltar... parar.... sentar...
Estender as mãos... tocar em alguém...
Olhar para cima... para os lados...
Posso cheirar... soprar...
Posso falar... bla, bla, bla...
Posso ouvir (todos em silêncio... ouvindo...)
Mas acima de tudo, posso pensar
E posso amar (abraçar os colegas)
ATIVIDADE 2 CONVERSAÇÃO
Após a atividade acima, sentar em círculo e conversar com as crianças sobre a importância de nosso corpo. Permitir que falem e coloquem suas idéias.
ATIVIDADE 3 A IMPORTÂNCIA DO PRÓPRIO CORPO
Através de atividades lúdicas, levar as crianças a perceberam a importância do próprio corpo:
As mãos: amarrar as mãos para trás e propor algumas atividades simples como pegar certos objetos, chupar balas que estão sobre a mesa.
Os olhos: Vendar os olhos das crianças, espalhar objetos pela sala e pedir para as crianças recolhê-los.
Os pés: Amarrar os pés e propor atividades simples como caminhar até a mesa ou até a porta.
A boca: Tapar a boca com fita crepe e propor que comuniquem uma frase qualquer.
ATIVIDADE 4
OS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS
Tato: Colocar numa sacola objetos como esponja, lixa, madeira envernizada, algodão. De olhos fechados, a crianças tirará um objeto e dirá suas características pelo tato: é macio, duro, áspero, liso, etc.
Olfato: Vidrinhos de 10 ou 20 ml contendo diversas substâncias como: vinagre, perfume, gasolina, canela, cravo, etc. A criança deverá cheirar e falar sobre as características da substância. Não é um jogo de adivinhação, mas apenas para identificar e perceber a importância do olfato.
Visão: fazer óculos de papelão. De um lado colocar celofane amarelo e de outro, vermelho. A criança verá tudo alaranjado. Exaltar a importância dos olhos em nossa vida.
 Audição: gravar sons diversos para a criança identificar. Aproveitar o final das atividades e durante um relaxamento colocar os sons: chuva caindo, cachorro latindo, pássaros, etc. Existem fitas ou CDs especializados em sons da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espirito protetor.

 

Ama