Água – importância e utilidade
Prece inicial
Primeiro momento: contar a história Economia de água.
Economia de água
Ana
Luísa era uma menina linda, bem educada, responsável e amada por todos. Embora
tivesse apenas seis anos, já era independente e fazia sozinha seus deveres,
tomava seu banho sem reclamar e ajudava sua mãe arrumando sua cama e guardando
os brinquedos. Ela também
Um
belo dia Ana Luísa recebeu um convite de sua tia Clara para passar um final de
semana em Porto Alegre ,
na casa de vovó Letícia. Ana ficou muito contente, porque além de visitar sua
avó, ela iria passar um final de semana com suas primas Tassiane e Talita, que
ela adorava.
Ana
ajudou a mãe a arrumar as malas, e nem dormiu direito na noite anterior à
viagem, pois estava muito contente porque iria viajar.
Mãe e
filha fizeram uma ótima viagem. Elas observaram a beleza da natureza, as lindas
paisagens e o belo dia ensolarado que fazia. Agradeceram a bondade de Deus, que
criou a natureza, as flores e as árvores que embelezavam o caminho na viagem.
A
chegada na casa de vovó Letícia foi festiva, com muitos abraços. Enquanto
matavam a saudade e contavam as novidades, todos degustavam um gostoso lanche
preparado por vovó Letícia. Quando terminaram de comer, a avó foi lavar a
louça. Quando Ana começou a secar a louça, ela reparou que a avó lavava a louça
com a torneira fechada, só abrindo para enxaguar, ao contrário de muitas
pessoas, que costumam lavar a louça com a água escorrendo o tempo todo.
Logo
as primas começaram a brincar, houve troca de presentes e as conversas e o
barulho tomou conta da casa.
À noitinha,
todos estavam cansados, e quando chegou a hora de dormir, Ana Luísa ajudou a
arrumar as camas.
Quando
tia Clara disse que era hora de tomar banho e dormir, as primas Tassiane e
Talita protestaram, pois queriam brincar mais um pouco. Ana Luísa, ao contrário,
logo foi tomar banho, sem reclamar.
A avó
ligou o chuveiro e saiu do banheiro, pois Ana sabia tomar banho sozinha. Ela se
deliciou com a água quentinha e cantarolou canções enquanto se ensaboava. Já
fazia uns vinte minutos que a menina estava tomando banho quando sua avó abriu
a porta do banheiro e disse:
-Este
banho está muito demorado! Está indo muito água fora!
Ana
Luísa estranhou, pois sempre tomava banhos demorados. A avós explicou, então,
que devemos economizar água para que ela não falte no futuro. Se todo mundo
economizar água tomando banhos mais rápidos e desligando o chuveiro enquanto se
ensaboa, não vai faltar água para beber no futuro.
A
conversa continuou depois do banho, quando a avó explicou que devemos cuidar
dos rios, não poluindo, nem jogando lixo, para que tenhamos água sempre.
Ana
Luísa prestou muita atenção no que a avó ensinou, e mudou sua maneira de tomar
banho: agora seus banhos eram mais rápidos e com economia de água! E ela também
entendeu que deve deixar a torneira fechada enquanto se ensaboa a louça e se
escova os dentes.
O
final de semana foi muito divertido e quando Ana retornou para casa, contou ao
seu pai e aos amigos sobre a viagem, o quanto se divertiu e também sobre o que
aprendeu sobre a importância de se economizar água e preservar os rios. Falou
da beleza das cachoeiras, de como é bom tomar banho de piscina e tudo de bom
que a água proporciona. Mas também lembrou como seria difícil viver sem água e
como ela é importante para a saúde e o bem-estar de todos.
Ana Luísa
também conversou com a secretaria de sua mãe para que ela economizasse água
quando lavasse a louça e a roupa e pediu que ela não deixasse as torneiras
pingando.
Aquela
viagem para a casa da avó foi especial, porque Ana Luísa aprendeu uma lição que
serviu para toda a sua vida! E ela ensinou a muitas pessoas o que sabia sobre a
água, e essas pessoas mudaram seus hábitos, ajudando a conservar a água do
planeta.
Segundo momento: conversa dialogada.
*Perguntar
às crianças quem já viu um rio, o mar, um riacho, uma lagoa.
*Conversar
sobre a importância da água para a vida na Terra e comentar que nada substitui
a água, pois ela é o único liquido que mantém viva a natureza.
*Lembrar
que os refrigerantes, os chás, o chimarrão não tem o poder de substituir a água.
Deus criou a água para manter vivos e saudáveis as pessoas e todos os seres da
natureza: plantas e animais.
*Dizer
às crianças que devemos respeitar a água não jogando lixo nos rios, pois dentro
dos rios existem muitos peixes e plantas que assim como nós dependem das águas
dos rios para viver.
*Conversar
também sobre a importância de se economizar água para que no futuro não
tenhamos problemas de falta de água.
Terceiro momento – atividade: levar
papel pardo e fazer um painel em conjunto com todas as crianças, sobre a
natureza. Podem ser desenhados rios, peixes, lagos, árvores, plantas, flores,
pessoas. Sugere-se que se coloque um título, por exemplo: ÁGUA=VIDA.
Prece de
encerramento
Sugestão: Maternal
Água, presente
divino
Prece inicial
Primeiro momento: contar a
história Água,
presente divino.
Água, presente
divino
Perto da casa onde Zequinha morava
com seus pais passava um riozinho, mas que já tinha sido um rio muito grande
tempos atrás. O pai de Zequinha costuma contar que pescava muito nesse rio
quando criança, depois os peixes foram diminuindo bastante, e hoje raramente
alguém consegue um peixe nele.
Era esse rio o responsável por boa
parte da água da cidade. Pena que muitas pessoas não se davam conta disso e
desperdiçavam esse presente de Deus sem pensarem nas conseqüências que isso
poderia resultar. O próprio Zequinha era uma dessas pessoas, pois toda vez que
tomava banho sua mãe precisava chamar sua atenção: “Zequinha você já está bem
limpo, chega de gastar tanta água, menino!”
Quando ele escovava os dentes era a
mesma história. Apenas para lavar as mãos ele gastava tanta água que quase dava
para tomar um banho, e para completar nunca fechava direito a torneira.
Sua mãe precisava vigiá-lo sempre e
ele ainda respondia para a mãe: “Está bem, eu vou pegar algumas moedas do meu
cofrinho para ajudar pagar a conta da água!", achando que a mãe reclamava
por causa do dinheiro.
Um dia seu pai explicou que não
desperdiçar o dinheiro também era importante, mas o mais sério era o
desperdício da água. Falou que todos nós deveríamos usar sabiamente esse
presente que Deus nos deu para que pudéssemos desfrutá-lo sempre.
Mas Zequinha parecia não estar muito
interessado... O garoto também não era dos mais cuidadosos com o lixo, se não
encontrasse uma lixeira bem próxima dele jogava o lixo em qualquer lugar, até
mesmo no rio.
Numa noite Zequinha teve um sonho.
Sonho não, foi um pesadelo! Ele passava sobre a ponte do riozinho quando
retornava da escola e jogou um copinho plástico na água e ficou observando os
círculos que se formavam. Foi quando algo estranho começou acontecer: o rio
parecia estar ficando furioso, se movimentava rapidamente e fazia um som
parecendo um lamento ou xingamento.
Zequinha não entendeu muito bem
aquilo, mas as águas foram tomando uma forma irregular onde se percebia
claramente olhos e boca em meio àquela água que se movimentava. E essa forma
falou: “Eu sou o guardião das águas e estou ficando muito triste com tudo isso
que vem acontecendo! As pessoas não respeitam os rios, muitas acham que eles
viraram depósitos de lixo, esquecem que lugar de lixo é no lixo! E você que é
jovem, e parece bastante esperto, está dando um tremendo mau exemplo! Pense no
que está fazendo, na maneira como vem usando a água e nunca mais jogue qualquer
coisa, por menor que seja, nos rios! Agindo assim você está desrespeitando o
nosso Pai Maior que é Deus, pois Ele nos dá a água para usarmos com sabedoria.
Pense, pense, pense...”
E aquela bolha gigante, com a voz já
sumindo, jogou para fora o copinho plástico e foi diminuindo, diminuindo. O rio
foi desaparecendo junto, restando apenas uma paisagem triste com a terra seca e
rachada.
Zequinha tremia feito vara verde. O sol
foi ficando mais quente e ele começou sentir uma grande sede, quando acordou:
“Puxa vida que pesadelo, vou beber água!”. Enquanto saboreava aquela água
começou lembrar do sonho e fechou bem a torneira.
No dia seguinte, ainda bastante
impressionado, contou o sonho à sua mãe, com todos os detalhes, pois estavam
vivos na sua memória, e falou que agora entendia porque ela reclamava tanto do
desperdício de água que ele costumava fazer.
Zequinha teve uma grande lição e em
poucos dias já se podia notar uma grande mudança em suas atitudes. Inclusive
começou cobrar dos amigos e colegas ações de mais respeito para com a água,
maravilhoso presente do Criador.
Cleusa Lupatini
Obs.: sugerimos que o
evangelizador utilize recortes de revistas e, à medida que for contando a
história, vá formando as cenas. O resultado final fica muito bonito.
Segundo momento - questionar:
# Porque a quantidade de peixes e o
tamanho do rio que passava perto da casa de Zequinha diminuíram?
# Antes do sonho, que atitudes
Zequinha tinha com relação ao uso da água? Elas eram corretas? Por quê?
# Será que se temos dinheiro
sobrando para pagar a conta de água podemos desperdiçá-la? Por quê?
# No sonho que teve, o que Zequinha
aprendeu?
# Perguntar aos evangelizandos qual
a atitude que costumam ter com relação ao uso da água.
# Lembrar que devemos cuidar da
natureza, não poluindo, não jogando lixo nos rios, nos mares, nas matas, nas
calçadas, fazendo a sepração do lixo. Salientar que lugar de lixo é no lixo.
# É importante preservar a natureza
para que os nossos filhos e netos possam desfrutar de um mundo com água,
pássaros, rios, mares, plantas, florestas e ar puro (de qualidade).
# Muitos de nós se tivermos
merecimento, vamos reencarnar novamente na Terra no futuro. Então vamos herdar
o mundo e a natureza que preservamos hoje.
Terceiro momento: lembrar que
(dicas retiradas da página www.corsan.com.br
, em 28 de janeiro de 2007):
# Na hora de passar o xampu e o
sabonete, desligue o chuveiro. Um banho de 15 minutos consome 60 litros de água.
# Enquanto estiver escovando os
dentes, deixe a torneira da pia fechada. Reabra apenas para enxaguar a boca.
# Fique atento aos vazamentos na sua
casa. Caixas d'água, descargas e torneiras pingando são sinais de prejuízo no
futuro.
# Limpe bem a calçada com a vassoura
para tirar a sujeira mais grossa. Depois, então, jogue a água depositada em um
balde. O serviço fica mais rápido e mais eficiente. Lavar a calçada sem fechar
a torneira consome quatro litros de água por minuto.
# Você precisa tomar banho todos os
dias. O seu carro, não. Aproveite o tempo livre do fim de semana para dar uma
geral na sua máquina. Em vez de gastar água e mais água da mangueira, use
balde. Quem economiza gasolina também economiza água.
Quarto momento: sugestões de
atividades.
Atividade 1: distribuir os
desenhos abaixo e conversar com os evangelizandos sobre cada imagem. Depois,
solicitar que eles respondam a atividade, escolhendo "a carinha" que
corresponde à atitude representada pela figura.
Atividade 2: desenhar uma
atitude correta em relação ao uso da água. Colar todos os desenhos em um grande
cartaz com o título da aula.
Prece de encerramento
Sugestão: Jardim.
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